O que é Automação Industrial ?
A Automação é o uso de máquinas, tais como computadores e robores, para realizar atividades de manufatura industrial, com o mínimo possível de intervenção humana. Em outras palavras, uma fábrica onde quase tudo é feito pelas máquinas, é uma fábrica automatizada. Quanto menos pessoas trabalharem no processo fabril, mais automatizado o sistema é.
Foto de uma demonstração de Automação Industrial |
Vantagens da Automação Industrial
Um processo automatizado é capaz de trabalhar com uma alta performance e precisão, superando o trabalho físico humano em muitos aspectos. A automação é ótima para realização de trabalhos repetitivos, que um humano não é capaz de fazer de forma perfeita e ágil o tempo todo, e sem sofrer mais tarde por problemas de saúde.
A automação, se bem aplicada, permite uma maior qualidade, produtividade e eficiência. Em muitos casos, os custos para automatizar um sistema, podem ser rapidamente pagos e até gerar altos lucros, tudo depende do projeto que é implementado e se é bem gerenciado.
Dentre as diversas vantagens da Automação, podemos destacar:
- Redução de custos operacionais;
- Melhoria na qualidade dos produtos;
- Execução de tarefas complexas ou perigosas sem riscos para a mão de obra humana.
Como a Automação é feita ?
Através de computadores, CLP (Controlador Lógico Programável), IHM (Interface Homem-Máquina, Robôs e outros equipamentos dedicados para a automação industrial.
Equipamentos usados na Automação Industrial |
- Sensores diversos (sensor capacitivo, sensor indutivo, sensor de temperatura, etc);
- Atuadores diversos (atuadores linear, atuador rotativo);
- Motores;
- Esteiras;
- Ventiladores;
- Válvulas.
História da Automação Industrial
Assim como toda invenção, houve diversas fases e descobertas que permitiram a tecnologia de Automação Industrial que temos hoje. A história da automação se iniciou nos tempos antigos, mas seu desenvolvimento significativo ocorreu principalmente nos últimos dois séculos. Vamos explorar como a automação industrial evoluiu ao longo do tempo:
Final do Século 18 - Revolução Industrial: A história da automação industrial começa no final do século XVIII, com a Revolução Industrial. Nessa época, as máquinas começaram a substituir o trabalho manual, e as fábricas se tornaram cada vez mais mecanizadas. A invenção da máquina a vapor por James Watt revolucionou a produção industrial, aumentando a eficiência e a produtividade das fábricas.
Século 20 - Avanço da Eletricidade: No século XX, com o avanço da Eletricidade e da Eletrônica, surgiram novas tecnologias de controle. Foram desenvolvidos os relés eletromecânicos e os circuitos integrados, permitindo maior automação nos processos industriais. E mais para frente, surgiram também equipamentos e tecnologias emergentes: A automação industrial envolveu o uso de dispositivos como controladores lógicos programáveis (CLPs), microcontroladores, SDCDs e CNCs. Esses equipamentos substituíram tarefas humanas ou realizaram outras que o ser humano não conseguia executar. Além disso, a automação se estendeu a áreas como a indústria química, petroquímica e farmacêutica, com o uso de transmissores de pressão, vazão e temperatura.
Hoje, no Século 21, novos conceitos e tecnologias continuam a se desenvolver e se espalhar, aumentando ainda mais as vantagens da Automação Industrial. Por exemplo a Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT).
Mercado de Trabalho
Apesar de substituir diversas profissões de operadores de máquinas antigas, onde uma pessoa precisava controlar a máquina o tempo inteiro, ou cargos onde uma pessoa fazia parte da linha de produção realizando trabalho repetitivo. A automação industrial também abriu novas portas. Ainda existem pessoas trabalhando na supervisão das máquinas automatizadas, acompanhando o processo. E também existem mais vagas para técnicos de manutenção mecânica e elétrica, programadores de automação, engenheiros de todas as modalidades para desenvolvimento de novos projetos e profissionais de TI para análise e uso de dados coletados. E novas profissões continuam a surgir.
Profissionais da era da Automação Industrial |
Conclusão
A automação não para de evoluir, e é cada vez mais precisa, confiável e produtiva. Além de permitir processos cada vez mais flexíveis e implementação de inteligências artificiais capazes de cada vez mais reduzir custos e evitar erros. A automação surgiu por causa de uma necessidade na indústria, mas também se espalhou em outros setores, hoje temos automação dentro de escritórios e comércio, E até mesmo dentro de casa, conhecido como Automação Residencial. E automação continuará a se espalhar!