Eletrônica para Leigos (Eletronica basica para Iniciantes)

A eletrônica é um assunto que eu acho fascinante! E pode ser ensinado de diversas maneiras, algumas mais claras e divertidas do que outras.

O que é a Eletrônica?
É o estudo das propriedades e aplicações de dispositivos que dependem do movimento de elétrons em semicondutores, gases ou no vácuo.
Eu aprendi eletrônica em um curso técnico de 2 anos do SENAI, me aprofundei ainda mais na faculdade, e pude colocar em prática esses conhecimentos nos diferentes estágios e empregos que tive ao longo da vida. E decidi ensina-la da minha maneira, da maneira que eu fui capaz de assimilar como a Eletrônica realmente funciona. Pois confesso que nas minhas primeiras aulas, eu achava que entendia, para só mais na frente, eu que eu fui aprender de verdade!

Nesse post, vou deixar abaixo as primeiras aulas da minha playlist "ELETRÔNICA PARA LEIGOS" disponível gratuitamente no meu canal do Youtube. E uma breve descrição do que-se trata cada aula:

AULA #1 - Como a Eletricidade funciona?
Como a Eletricidade Funciona, O que são elétrons, definição de tensão, voltagem, corrente, funcionamento da pilha, associação de fontes em série e paralelo, medição com multímetro.

AULA #2 - Isoladores, Condutores e Semi-condutores.
Diferença entre materiais isoladores e condutores, o que são semicondutores, exemplos de semicondutores, o Diodo, o LED, ligando um LED com pilha, polaridade do LED, curto circuito.

AULA #3 - Corrente Contínua e Corrente Alternada.
Diferença entre corrente continua vs corrente alternada, AC vs DC, o que é uma tensão continua e exemplos de fonte de corrente contínua, o que é uma tensão alternada e exemplos de fonte de corrente alternada, positivo e negativo da bateria, positivo e negativo da tomada, exemplos gráficos.

AULA #4 - Lei de Ohm - Parte 1
Lei de Ohm, tensão, corrente e resistência; Uma base de como dimensionar circuitos simples usando a Lei de Ohm.

AULA #5 - Lei de Ohm - Parte 2
Medições com o multímetro em circuitos simples na matriz de contato (protoboard) para provar a Lei de Ohm. Medindo corrente com o Multímetro; Medindo resistência com o Multímetro; Medindo Tensão com o Multímetro; Como usar o multimetro digital.

AULA #6 - Potência Elétrica
O que é a potência elétrica? Como calcular potência elétrica? O que são watts? Como calcular corrente através da potência? Lâmpadas incandescente, lâmpadas fluorescente e lâmpadas de LED; Consumo de uma lâmpada de LED vs lâmpada incandescente.

AULA #7 - Como dimensionar um Resistor para LED?
Como ligar LED direto na tomada com resistor; Como calcular resistor para ligar LED na tomada; Como dimensionar circuito para LED usando resistor; Como ligar LED em 5V usando resistor.

AULA #8 - O Diodo.
O que é um diodo? Tipos de Diodo; Para que serve o diodo? Como funciona um diodo? Diodo retificador; Ponte Retificadora; Circuito Retificador Meia-Onda; Circuito Retificador de Onda Completa; Como ligar um LED na tomada usando circuito retificador; Como montar um Circuito retificador usando diodos? Diodo retificador aplicação; Conversor AC-DC; Circuito elétrico para converter corrente alternada em corrente contínua.

Eu criei esse post para quem quiser assistir todas as aulas na ordem, vocês podem salvar essa página e retornarem quantas vezes quiser. Ou podem assistir a playlist diretamente no Youtube.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato