Como proteger o Osciloscópio

Esta uma informação adicional a respeito de um dos meus vídeos sobre manutenção de inversores (Circuitos de disparo e controle: https://www.youtube.com/watch?v=6LTXtCmURvk).

No vídeo eu falo que uso um transformador isolador para proteger o osciloscópio, mas não ilustrei de forma clara, então segue abaixo um esquema da ligação que utilizo:



Deve ser utilizado um transformador isolador, ou seja, um transformador que possua isolação elétrica entre o primário e o secundário. Desta forma, não haverá risco de queimar o osciloscópio ao medir tensões no inversor de frequência, pois os equipamentos estarão isolados eletricamente. O transformador isolador pode ser um 1:1 ou 1:2 ou 2:1, depende da tensão que você tem na sua rede e a tensão de alimentação do osciloscópio.

Caso ainda ficou alguma dúvida, deixe um comentário.

2 Comentários

  1. você pode remover o pino do terra do seu osciloscópio, lá na empresa utilizamos assim.

    ResponderExcluir
  2. Amigo eu tenho um Osciloscópio marca HANTEK DSO2D15 . Tenho um transformador aqueles que entra 110 saida 220v ou vice versa,achei que poderia usar ele . Mas medi com voltímetro analógico e percebi que fisicamente os pinos de entrada da continuidade com a saida . Esse não pode usar como transformador de isolaçao no Osciloscópio estou certo ou posso usar ? Agradeço sua ajuda amigo.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato